domingo, 27 de julho de 2008



25/07 - 12:56hs
“Quem são elas?”

Entrevista com as discípulas de INRI CRISTO
Caio Henrique Caprioli

Para se ganhar fama hoje em dia, não é preciso fazer muita coisa. Antigamente, meninas sonhavam com os seus 15 minutos de reconhecimento e deliravam na frente da televisão vendo a vida exuberante das suas celebridades favoritas. Com a ascensão da internet, isso se tornou muito mais fácil. Fotologs expõem imagens, blogs tornam públicos os textos, sites tocam músicas e o YouTube, bem, ali você pode encontrar as discípulas de INRI Cristo e achar algo em que se espelhar.

Elas seguem INRI há somente 15 anos. Elas cantam hits musicais e fazem coreografias inesquecíveis. Elas são Asusana e Alíbera, as discípulas pops mais queridas da internet brasileira. As moças tiveram a idéia de fazer vídeos musicais em homenagem à INRI a partir de uma brincadeira – elas cantavam para alegrar INRI, já que ele “se entristece com a realidade do mundo e as dores do povo”. De primeira, elas gravaram “Plágio Divino”, porém, não esperavam que isso as impulsionaria para o sucesso. Seguindo os passos da fama, fizeram o hit “Quem é Ele?” e as moças passaram à incrível marca das 50 mil visualizações no YouTube.
Depois, novas versões surgiram, como “Umbrella” e “The Eye of the Tiger”. Na última, as moças contam com toda uma produção em cima de uma mesa de sinuca e luvas de boxe. Sexy e divino. E a iniciativa é peculiar, não?. Em uma época onde a religião anda desacreditada, utilizar os atributos e facilidades da internet para promover a devoção a alguém, atingindo – com o conceito de que nenhuma publicidade é negativa – os jovens e os mais céticos é uma ótima tentativa. Mas agora, vem cá: o que será que leva duas garotas jovens, bonitas, que estudam e trabalham, cair nas graças de alguém que diz ser Jesus Cristo e segui-lo a ponto de pagar um papelão desses?
O resultado podia ser um só. Seja brega, engraçado, único ou estranhi... Não adianta, o YouTube não mente: o sucesso é garantido! Mas as discípulas, sempre com um ótimo olhar de mercado, não param por aí. Em uma entrevista para o iG Jovem, as moças revelaram que a idéia de fazer shows não está descartada, falaram sobre a vida ao lado de INRI – inclusive que ele não usa cuecas - e ainda gravaram um vídeo especial para o canal. A gente merece, porque os jovens são o futuro do mundo...


iG Jovem: O que vocês faziam antes de se tornarem discípulas de INRI Cristo?
Discípulas: Nós estudávamos e trabalhávamos, o que fazemos até hoje.
iG Jovem: Quando e por que vocês decidiram se associar ao INRI?
Discípulas: Seguimos INRI CRISTO há aproximadamente 15 anos, e decidimos nos integrar à causa de INRI porque amamos a verdade e sentimos que nascemos para isso.
iG Jovem: Como é a vida ao lado de INRI?
Discípulas: Vivemos junto de INRI, ao lado nem sempre (risos). A vida com INRI CRISTO é simplesmente imprevisível e surpreendente. Vivemos da forma mais natural e simples possível, temos nossas atividades do cotidiano da SOUST (Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade), cada qual no seu setor, somos vegetarianos, assessoramos INRI para receber o público nas audiências.
É claro que nos dias de TPM o sangue esquenta, mas INRI é sempre compreensivo e bem-humorado, ou melhor, quase sempre, afinal ele é o Leão de Judá (Apocalipse c.5 v.5)...
A nossa rotina é justamente a ausência de rotina, é o insólito, pois aprendemos com INRI CRISTO que cada dia é único e devemos viver intensamente cada momento.

iG Jovem: Como surgiu a idéia de criarem os vídeos místicos para sucessos?
Discípulas: Tudo começou de uma brincadeira, nós cantávamos músicas antigas para alegrar INRI, canções que ele aprecia, pois INRI vê nos noticiários a triste realidade do mundo, as dores do povo, isso muitas vezes o deixa pra baixo. Aí surgiu a idéia de gravar o “Plágio Divino” e postar no Youtube, depois vieram as outras versões. Mas nem esperávamos que daria essa repercussão.
iG Jovem: Quais os próximos projetos de vocês? Vocês pretendem lançar CDs e fazer shows?
Discípulas: Gravaremos sim outras versões místicas, mas não temos qualquer propósito mercantilista, não visamos ganhar dinheiro com isso. Vamos disponibilizar as músicas em formato MP3 para quem quiser baixar, de graça. Quanto a fazer shows, embora sejamos um pouco tímidas, por que não?
iG Jovem: Como vocês criam as versões?
Discípulas: As versões nascem de momentos, às vezes toca a música na rádio, surge a idéia e começamos a bolar a letra. Também recebemos sugestões de internautas, mas é claro que damos preferência às músicas de que mais gostamos...
iG Jovem: O que fazer para se tornar um discípulo de INRI?
Discípulas: Para ser discípulo de INRI CRISTO é necessário predestinação, ser escolhido para isso, e não é tão fácil como aparenta, pois ser discípulo significa seguir rigorosamente a disciplina que INRI nos ministra, o código disciplinar da SOUST. É um regime eclesiástico. Mas para ter um vínculo com INRI CRISTO você não precisa ser discípulo; pode se tornar um seguidor, divulgador de suas idéias, ou um membro benemérito, vai do foro íntimo de cada um como quer se posicionar.
iG Jovem: Por que os vídeos têm legendas em inglês?
Discípulas: Porque o inglês é o idioma mais falado mundialmente, dessa forma a mensagem das músicas pode ser compreendida com mais abrangência. Além de que existem os núcleos da SOUST em outros países onde se fala inglês.
iG Jovem: Vocês já tiveram alguma conquista por causa dos vídeos?
Discípulas: Nossa maior conquista é a satisfação pessoal em saber que a mensagem de INRI CRISTO está sendo levada adiante. Seria muito egoísmo da nossa parte se não transmitíssemos o que aprendemos com INRI: a viver em paz, em harmonia com a lei divina, e, acima de tudo, a sermos livres.
iG Jovem: O que significa o nome de vocês?
Discípulas: O nome de cada discípula é escolhido de acordo com a inspiração que INRI recebe do PAI e também de acordo com a história e missão de cada uma. Alíbera quer dizer “aquela que conquistou a liberdade”, pois ela enfrentou uma guerra para conseguir tornar-se discípula, a ferro e fogo; Asusana significa “lírio puro”, pois INRI viu que ela tem um jeito puro de ser; Aderexi significa “aquela que é devota do rei dos judeus”, em latim, pois desde menina ela queria ser discípula e dedicou-se aos estudos para servir ao Reino de DEUS. Enfim, cada nome tem um significado peculiar.
iG Jovem: Vocês pretendem lançar um DVD com todos os vídeos?
Discípulas: Nós preparamos home-videos para os seguidores que nos solicitam.
iG Jovem: Quantas discípulas existem? Onde vocês se hospedam (cidade, estado)?
Discípulas: Existem 12 discípulas, sendo que a mais antiga, Abeverê, acabou de completar 81 anos. Ela acompanha INRI CRISTO desde a revolução em Belém do Pará, em 1982. É claro que existem discípulos também. Nós, discípulas e discípulos de INRI CRISTO, vivemos aqui na sede do Reino de DEUS, formalizado pela SOUST, em Brasília, que é a Nova Jerusalém, capital mística do mundo, ninguém é obrigado a crer. Em trânsito, quando acompanhamos INRI CRISTO em viagens pelo território nacional, trafegamos a bordo de um motor-home, e quando INRI é convidado por algum programa de televisão estrangeiro, os anfitriões providenciam as passagens aéreas e a hospedagem no hotel.
iG Jovem: Como foram os primeiros meses ao lado de INRI?
Discípulas: Não só os primeiros meses, mas também os primeiros anos foram de bastante aprendizado, de assimilação da lei divina, de vivenciar experiências que nos fortaleceram e nos forjaram para cumprir nossa missão no Reino de DEUS, formalizado pela SOUST.
iG Jovem: Por que vocês decidiram utilizar a internet para atrair fãs e mostrar o trabalho de vocês?
Discípulas: Nós não “decidimos” utilizar a internet, fomos coagidas pelas circunstâncias, sob pena de ficarmos alheias à realidade. Existem comunidades no Orkut e fã-clubes, mas não é isso que almejamos. Nosso objetivo mesmo é divulgar a mensagem de INRI através da internet, que é a única mídia livre do mundo.
iG Jovem: Quem cria o visual e coreografia dos clipes?
Discípulas: Nós mesmas, sai tudo da nossa cachola. Mas em geral é a diretora dos vídeos, Asusana, quem cria ou escolhe os inusitados cenários. A idéia da mesa de sinuca, por exemplo, saiu de última hora, nem pedimos ao INRI; ele só ficou sabendo quando já estava tudo gravado, apreciou o vídeo e aprovou a idéia.
iG Jovem: Vocês se vestem assim todos os dias?
Discípulas: Sim, é a nossa vestimenta eclesiástica; a túnica é a nossa segunda pele.
iG Jovem: E INRI, ele veste somente aquilo e nada mais?
Discípulas: Sim, só aquela roupa. Nada por cima e, abaixo, só a pele.
iG Jovem: O que vocês acham que diferencia INRI?
Discípulas: A sinceridade, a autoridade, a força de caráter, a absoluta confiança em DEUS. E principalmente a liberdade consciencial, que nos ensina a cultivar por ser a mais preciosa de todas as dádivas inerentes ao ser humano.
iG Jovem: Como foi o processo de aceitação dos pais de vocês para a profissão escolhida?
Discípulas: A maioria aceitou pacificamente, em respeito ao nosso sagrado direito de escolher que rumo seguir na vida, até porque somos todos de maioridade. Vivemos num país livre e supostamente democrático, então o mesmo direito que um cidadão usufrui para tornar-se médico, advogado, artista... nós usufruímos para sermos discípulas(os) de INRI CRISTO. Ninguém pode interferir em nosso foro íntimo. Alguns parentes mantém contato conosco, outros são seguidores de INRI e vêm até nos visitar.
iG Jovem: Qual será a próxima versão?
Discípulas: Surprise!!!

Fonte: http://jovem.ig.com.br/igirl/quenteenhas/2008/07/25/quem_sao_elas__1470760.html

Nenhum comentário: